Poder de reação: Com Fla-Flu, Tricolor já virou sete jogos na temporada até aquiResiliência é a capacidade de se adaptar à má sorte ou às mudanças. E, em uma noite que nem o mais otimista torcedor tricolor poderia esperar depois de um primeiro tempo desastroso, o Fluminense mostrou força e a capacidade de se refazer para vencer o Flamengo por 2 a 1, de virada, no Maracanã. A partida, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, recoloca a equipe de Marcão, comandada nesta noite por Ailton Ferraz, de volta aos trilhos das vitórias e pode ser um ponto de virada para a reta final da temporada.
Falando em virada, esta foi a sétima do Flu até o momento, segundo levantamento do portal Lancenet. Oitava, se contar o placar revertido contra o Figueirense nos 180 minutos do duelo pela terceira fase da Copa do Brasil. Antes do Fla-Flu, o Tricolor também superou marcadores adversos contra Moto Club (5 a 2), Madureira (5 a 1), Internacional, duas vezes (ambas 2 a 1), Goiás (4 a 2) e Athletico-PR (3 a 1).
Mas recapitulando ao momento anterior ao estalo do Fluminense, o primeiro tempo se mostrou um festival de falta de criatividade e escolhas equivocadas. Se a proposta era sair no contra-ataque, o Tricolor preferiu se recolher em sua área defensiva e ficou apenas observando o monólogo do Flamengo. Com uma série de passes errados nos 119 trocados, a escolha por Yuri e Hudson no meio-campo mais uma vez provou-se falha. Sem velocidade ou poder de criação, os dois foram um retrato do todo.
E, quando Ailton voltou para o segundo tempo sem alterações, a expectativa era de mais 45 minutos de sofrimento para o coração tricolor. Mas foi na mudança de postura que o Fluminense venceu. Em outra sintonia, o Tricolor já iniciou a parte final do clássico indo para cima. Em uma dessas chances, logo aos nove minutos, Luccas Claro uma das coisas que faz de melhor: se posicionou perfeitamente na área para cabecear e marcar seu sexto gol na temporada. Na artilharia, o zagueiro está atrás apenas de Nenê, Evanilson e Marcos Paulo. Yago fez o da virada, já no final do jogo, depois de uma lambança de Felipe Luís.
O Fluminense volta a entrar em campo apenas na quarta-feira, às 21h30, contra o Corinthians. A partida, que é um confronto direto pelas vagas na Libertadores, será na Neo Quimica Arena, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.