Diretoria contratou mais dois atletas de fora do país recentemente
Com os anúncios recentes do zagueiro argentino Juan Palo Freytes e do atacante uruguaio Joaquín Lavega, o Fluminense elevou seu número de jogadores estrangeiros para oito. A relação, porém, ainda pode mudar em breve para mais ou para menos. Nomes como o do atacante uruguaio Canobbio aparecem na lista e, por outro lado, o meia-atacante uruguaio David Terans, em baixa, e o meia-atacante colombiano Jhon Arias, esse em alta e alvo de europeus, podem sair. O portal ge fez uma análise da situação de cada um dos atletas de fora do país.
A maioria dos jogadores estrangeiros do Fluminense se concentra do meio para a frente. Dos oito, seis atuam nos setores avançados. As exceções são o zagueiro Freites e o lateral-esquerdo Fuentes. Confira abaixo a análise feita pelo portal ge:
Há ainda a expectativa pela assinatura da renovação de Cano, que já tem uma extensão de contrato até o fim de 2026 bem encaminhada. O clube aguarda o retorno do argentino ao Brasil para bater o martelo e formalizar o novo vínculo.
Arias é um dos principais gringos do elenco do Fluminense, mas tem o futuro indefinido. O colombiano tem o sonho de jogar na Europa, mas não recebeu propostas para deixar o Tricolor até o momento. A situação não sofreu quaisquer modificações nestes primeiros dias de 2025.
Freytes chegou para reforçar a defesa e é visto pelo clube como um dos zagueiros principais do elenco – assim como Thiago Silva, Ignácio e Thiago Santos, enquanto Manoel, que renovou até o fim de 2026 após aceitar uma redução salarial, está abaixo na hierarquia, ao lado do moleque de Xerém Caio Amaral.
Lavega é a segunda contratação do Fluminense para o setor ofensivo; o clube também fechou com o ex-Goiás Paulo Baya. É no ataque que a maioria dos gringos tricolores se concentra: além do jovem atacante, vindo do River Plate (URU), há o colombiano Serna e os já citados Cano e Arias.
Bernal e Fuentes vão para a segunda temporada vestindo a camisa do Tricolor. O volante uruguaio, por terminou o ano como titular contra o Cuiabá – contra o Palmeiras, no encerramento do Brasileirão, o camisa 5 foi desfalque por suspensão. O lateral-esquerdo colombiano deve ganhar mais espaço em 2025 com as saídas de Diogo Barbosa e Marcelo.
O número final de estrangeiros no elenco ainda não está definido. Sem espaço no Fluminense, Terans foi procurado por Nacional e Peñarol, dois gigantes do futebol do Uruguai. O meio-campista uruguaio, que não joga desde junho de 2024, tem contrato até o fim de 2026. O Tricolor não descarta uma saída.