Ansiedade à flor da pele. O Fluminense enfrenta Olímpia nesta quinta-feira (31), às 21h30, no estádio Defensores del Chaco, em partida válida pela volta das quartas de final da Libertadores. Os comandados de Fernando Diniz venceram por 2 a 0 no primeiro jogo e se aproximou da classificação. O vencedor do confronto sacramenta vaga na semifinal da competição, algo que não acontece para o Time de Guerreiros desde 2008.
Há 15 anos, o Fluminense derrotou o São Paulo por 3 a 2 no agregado e se classificou para a semifinal da Libertadores pela primeira vez. A partida ficou marcada pelo gol salvador de Washington, já nos acréscimos da etapa final. Antes do Coração Valente marcar, os mandantes estavam sendo eliminados pelos paulistas no Maracanã. O Tricolor acabou sendo vice-campeão daquela edição do torneio, após perder a final para a LDU.
Desde então, o Fluminense disputou a Libertadores seis vezes vezes e chegou no mata-mata em cinco oportunidades. O Time de Guerreiros acabou saindo da competição nas oitavas de final contra o Libertad (2011), e nas quartas de final contra Boca Juniors (2012), Olímpia (2013) e Barcelona-EQU (2021). Em todos os confrontos, o Tricolor era considerado “favorito” para avançar e acabou sofrendo eliminações traumáticas.
A única vez que o Fluminense não chegou ao mata-mata da competição neste período, foi justamente por causa do Olímpia. Em 2022, o time paraguaio eliminou o Fluminense na Pré-Libertadores em um cenário bem parecido com o atual. Jogando em casa, o tricolor carioca abriu dois gols na partida de ida, mas acabou não segurando a vantagem no confronto de volta e caiu no torneio na disputa por pênaltis.
Apesar do cenário favorável, o Fluminense vai precisar um longo tabu contra o seu maior algoz na Libertadores. Em 2013, o Tricolor acabou sendo eliminado para o Olímpia nas quartas de final da competição. Agora, a equipe de Fernando Diniz espera um final diferente dos últimos 15 anos para seguir em busca do título inédito.