Fluminense
FOTO: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.

O Fluminense está em uma situação complicada no Campeonato Brasileiro e segue na luta contra o rebaixamento. O objetivo do clube é deixar o Z4 na reta final do torneio nacional; no entanto, uma classificação para a Sul-Americana ainda é possível.

Apesar da missão ser difícil, o Time de Guerreiros atualmente possui 10,3% de chance de se classificar para a competição continental, de acordo com os números da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que é especialista em projeção dos resultados do Brasileirão.

 
 
 

Atualmente, o Fluminense aparece na décima oitava posição do Campeonato Brasileiro, com 27 pontos conquistados em 27 partidas disputadas. O time está um ponto atrás do Vitória, primeira equipe fora da zona de rebaixamento. Vale lembrar que o Tricolor ainda tem um jogo a menos no campeonato.

Média de pontos para a Sul-Americana

A média para conquistar uma vaga na Sul-Americana, nas últimas cinco temporadas, é de 47 pontos. O Fluminense precisaria, portanto, somar 20 pontos nos jogos restantes para garantir a posição; ou seja, teria que alcançar a marca de, no mínimo, seis vitórias e dois empates nos próximos 11 jogos.

A décima segunda colocação no Brasileirão garante a última vaga para o torneio continental. No entanto, a zona de classificação pode ser ampliada dependendo dos campeões da Copa do Brasil, da Libertadores e da Sul-Americana desta temporada.

Veja abaixo com quantos pontos cada time somou para ficar com a última vaga da Sul-Americana nas cinco edições anteriores do Brasileirão:

  • Brasileiro 2023: 47 classificaria
  • Brasileiro 2022: 44 classificaria
  • Brasileiro 2021: 48 classificaria
  • Brasileiro 2020: 51 classificaria
  • Brasileiro 2019: 46 classificaria

Próximo compromisso do Fluminense

Nesta quinta-feira (3), às 21h30, o Fluminense entra em campo no Maracanã para encarar o Cruzeiro. Com uma vitória, o Time de Guerreiros deixará o Z4, ultrapassando o Corinthians e o Vitória.