Notícias
Youtube
Palpites
Casas de apostas
Guias
Comunidade
Contato
WhatsApp
Charges

Flu volta a jogar a Libertadores; saiba como foram as outras participações

Redação

A vitória do Flamengo por 2 a 1 sobre o Corinthians, domingo, no Maracanã, garantiu ao Fluminense no mínimo a classificação para a Pré-Libertadores. A luta agora é pra conseguir nas três rodadas que tem pela frente uma vaga direta na fase de grupos.

O Fluminense jogou a Libertadores pela última vez há oito anos, em 2013. Nas suas sete participações até aqui, a melhor campanha foi a de 2008, quando o título bateu na trave.

O jornal Lance, em sua versão online, mostrou como foram todas as campanhas do Tricolor das Laranjeiras na principal competição do continente. Confira!

Na primeira vez que participou da Libertadores, o Fluminense se habilitou à vaga depois de ser campeão do Torneio Roberto Gomes Pedrosa de 1970. Nesta competição, o Tricolor terminou o quadrangular final com cinco pontos, à frente de Palmeiras, com quatro, Atlético-MG, com dois, e Cruzeiro, com um.

Em 1971, o Flu acabou eliminado ainda na primeira fase, ficando em segundo lugar do Grupo 3, atrás do Palmeiras. Deportivo Italia e Deportivo Galicia, ambos da Colômbia, completavam a chave.

Em 1985, a vaga veio depois do título do Campeonato Brasileiro de 1984, quando o Fluminense venceu o Vasco na final por um placar agregado de 1 a 0.

A história no torneio continental se repetiu e os cariocas ficaram em terceiro lugar do Grupo 1 com apenas quatro pontos, atrás do Argentino Juniors e Ferro Carril Oeste, da Argentina, e à frente do Vasco.

Vinte e três anos depois, veio a melhor campanha da história. A classificação foi confirmada em 2007, quando o Tricolor sagrou-se campeão da Copa do Brasil. Mesmo que não tivesse conquistado o título, o Flu teria ido para a competição pois terminou o Brasileirão na quarta posição após vencer na última rodada.

Na Libertadores, o Flu foi o líder do grupo na primeira fase, eliminou Atlético Nacional (COL), São Paulo e Boca Juniors (ARG), mas acabou derrotado pela LDU, perdendo por 4 a 2 fora de casa, virando em 3 a 1 no Rio de Janeiro, mas sendo derrotado nos pênaltis.

A participação seguinte foi em 2011, depois de o Fluminense conquistar a vaga com o título do Campeonato Brasileiro de 2010.

Na primeira fase, a classificação foi dramática, avançando em segundo lugar após jogo quente contra o Argentino Juniors (ARG). No entanto, o Tricolor acabou eliminado pelo Libertad (PAR), vencendo por 3 a 1 no Rio de Janeiro, mas levando a virada com a derrota por 3 a 0 fora de casa.

Em 2012, o Flu chegou ao torneio depois de conquistar o terceiro lugar no Campeonato Brasileiro de 2011.

Na primeira fase, o Tricolor ficou em primeiro no grupo. Depois, passou pelo Internacional nas oitavas, mas caiu nas quartas de final para o Boca Juniors (ARG), em confronto com arbitragem polêmica.

Ainda em 2012, o time foi campeão do Brasileirão, se credenciando para a competição novamente em 2013.

A campanha do ano anterior se repetiu na primeira fase, quando o Flu foi líder da chave. Depois, eliminou o Emelec na fase seguinte, mas caiu para o Olímpia (PAR), com empate por 0 a 0 no Rio de Janeiro e derrota por 2 a 1 no Paraguai.

Em 2021, o Fluminense retorna à competição depois de oito anos longe. Caso vá para a pré-Libertadores, o Flu pode encarar o Ayachucho, do Peru, ou o Deportivo Lara, da Venezuela. Na terceira fase, os adversários podem ser Del Valle, do Equador, ou “Chile 4”, ou quem passar de San Lorenzo, da Argentina, ou “Chile 3”.

Tudo sobre o Fluminense reunido no site número 1 da torcida tricolor.

Leia mais