Melhor participação tricolor na Libertadores foi em 2008, quando título bateu na trave (Foto: Ricardo Ayres - Photocamera)

A vitória do Flamengo por 2 a 1 sobre o Corinthians, domingo, no Maracanã, garantiu ao Fluminense no mínimo a classificação para a Pré-Libertadores. A luta agora é pra conseguir nas três rodadas que tem pela frente uma vaga direta na fase de grupos.

O Fluminense jogou a Libertadores pela última vez há oito anos, em 2013. Nas suas sete participações até aqui, a melhor campanha foi a de 2008, quando o título bateu na trave.

 
 
 

O jornal Lance, em sua versão online, mostrou como foram todas as campanhas do Tricolor das Laranjeiras na principal competição do continente. Confira!

Na primeira vez que participou da Libertadores, o Fluminense se habilitou à vaga depois de ser campeão do Torneio Roberto Gomes Pedrosa de 1970. Nesta competição, o Tricolor terminou o quadrangular final com cinco pontos, à frente de Palmeiras, com quatro, Atlético-MG, com dois, e Cruzeiro, com um.

Em 1971, o Flu acabou eliminado ainda na primeira fase, ficando em segundo lugar do Grupo 3, atrás do Palmeiras. Deportivo Italia e Deportivo Galicia, ambos da Colômbia, completavam a chave.

Em 1985, a vaga veio depois do título do Campeonato Brasileiro de 1984, quando o Fluminense venceu o Vasco na final por um placar agregado de 1 a 0.

A história no torneio continental se repetiu e os cariocas ficaram em terceiro lugar do Grupo 1 com apenas quatro pontos, atrás do Argentino Juniors e Ferro Carril Oeste, da Argentina, e à frente do Vasco.

Vinte e três anos depois, veio a melhor campanha da história. A classificação foi confirmada em 2007, quando o Tricolor sagrou-se campeão da Copa do Brasil. Mesmo que não tivesse conquistado o título, o Flu teria ido para a competição pois terminou o Brasileirão na quarta posição após vencer na última rodada.

Na Libertadores, o Flu foi o líder do grupo na primeira fase, eliminou Atlético Nacional (COL), São Paulo e Boca Juniors (ARG), mas acabou derrotado pela LDU, perdendo por 4 a 2 fora de casa, virando em 3 a 1 no Rio de Janeiro, mas sendo derrotado nos pênaltis.

A participação seguinte foi em 2011, depois de o Fluminense conquistar a vaga com o título do Campeonato Brasileiro de 2010.

Na primeira fase, a classificação foi dramática, avançando em segundo lugar após jogo quente contra o Argentino Juniors (ARG). No entanto, o Tricolor acabou eliminado pelo Libertad (PAR), vencendo por 3 a 1 no Rio de Janeiro, mas levando a virada com a derrota por 3 a 0 fora de casa.

Em 2012, o Flu chegou ao torneio depois de conquistar o terceiro lugar no Campeonato Brasileiro de 2011.

Na primeira fase, o Tricolor ficou em primeiro no grupo. Depois, passou pelo Internacional nas oitavas, mas caiu nas quartas de final para o Boca Juniors (ARG), em confronto com arbitragem polêmica.

Ainda em 2012, o time foi campeão do Brasileirão, se credenciando para a competição novamente em 2013.

A campanha do ano anterior se repetiu na primeira fase, quando o Flu foi líder da chave. Depois, eliminou o Emelec na fase seguinte, mas caiu para o Olímpia (PAR), com empate por 0 a 0 no Rio de Janeiro e derrota por 2 a 1 no Paraguai.

Em 2021, o Fluminense retorna à competição depois de oito anos longe. Caso vá para a pré-Libertadores, o Flu pode encarar o Ayachucho, do Peru, ou o Deportivo Lara, da Venezuela. Na terceira fase, os adversários podem ser Del Valle, do Equador, ou “Chile 4”, ou quem passar de San Lorenzo, da Argentina, ou “Chile 3”.