Falta pouco para a principal competição de seleções do continente começar. Sediada no Brasil nesta edição, a Copa América vai ocorrer em diversos estados do país, incluindo o Rio de Janeiro, local onde a final será realizada. O Fluminense terá participação fundamental neste processo, cedendo parte do CT, na Barra da Tijuca, para Conmebol.
Pelo contrato firmado com a entidade, o Tricolor vai ceder um campo em frente ao refeitório, que já está preparado e com placas da Conmebol. O NETFLU apurou também que os possíveis horários de treinamentos já foram passados aos dirigentes sul-americanos e as atividades serão alternadas, caso o clube tenha de treinar no mesmo dia que uma seleção.
Ainda assim, existe a possibilidade de ocorrer coincidências de horários. Entretanto, como o Fluminense ficará 10 dias sem utilizar o centro de treinamentos, porque os atletas receberão folga neste período, entende-se que a chance é pequena. Quando o Time de Guerreiros retornar às atividades, os cartolas tricolores creem que as datas não causarão impacto no planejamento, já que a primeira fase do torneio estará perto do fim.
Trocando em miúdos, a Conmebol só tem direito exclusivo sobre um dos campos do CT. Áreas como fisioterapia e academia, se utilizadas por alguma seleção, podem ser até compartilhadas com os atletas do Fluminense.
Confira a relação dos campos oficiais de treinamento no Rio:
Escola de Educação Física do Exército – EsEFEx
CT Barra (Fluminense FC)
Estádio São Januário (CR Vasco da Gama)
Estádio Olímpico Nilton Santos (Botafogo FR)