A expulsão de Felipe Melo no empate de 0 a 0 entre Fluminense e Flamengo, na última terça-feira, no Maracanã, pela ida das oitavas de final da Copa Betano do Brasil, foi a nona de um jogador tricolor nos últimos nove duelos contra o rival. O que dá exatamente a média de um cartão vermelho por jogo para o Flu no clássico.
Em contrapartida, o Flamengo só teve cinco jogadores com cartões vermelhos nas mesmas partidas.
Desde 2022, o Fluminense recebeu 16 cartões vermelhos em todos os jogos que disputou, mais da metade deles sendo contra o Flamengo. Já o rival teve oito no total, também com mais da metade nos Fla-Flus.
No intervalo citado, o Fluminense venceu cinco partidas, empatou duas e perdeu duas. Além das expulsões de jogadores, Fernando Diniz também levou cartão vermelho por reclamação no primeiro jogo da final do Campeonato Carioca deste ano (após Samuel Xavier ter sido expulso).
A média de faltas nas partidas, segundo levantamento do site ge, é de 3,44 para o Fla e 3,33, para o Flu. Confira a lista de expulsões doa últimos nove Fla-Flus e o que foi escrito nas súmulas:
6 de fevereiro de 2022, Flamengo 0 x 1 Fluminense: Calegari e Vitinho expulsos
O que diz a súmula
Expulsos “por trocarem empurrões e agressões após a marcação de uma falta a favor da equipe do Fluminense”
2 de abril de 2022, Fluminense 1 x 1 Flamengo: Fred e Bruno Henrique expulsos
O que diz a súmula
Fred: desferiu empurrões e peitadas contra Everton Ribeiro, provocando um tumulto generalizado
Bruno Henrique: durante o tumulto generalizado, trocou empurrões e segurou Fred na altura do pescoço de forma ostensiva.
29 de maio de 2022, Fluminense 1 x 2 Flamengo: David Braz e Rodinei expulsos
O que diz a súmula
David Braz: por dirigir-se ao assistente e 4º árbitro de forma ostensiva, agressiva e intimidatória, com dedo em riste, dizendo: “vocês querem aparecer, é sempre assim, na outra partida contra o Fortaleza foi a mesma coisa!”, na sequência dirigiu-se aos maqueiros solicitando sua entrada no campo de jogo sem autorização da equipe de arbitragem.
Rodinei: por dirigir-se ao assistente e 4º árbitro de forma ostensiva, agressiva e intimidatória, com dedo em riste, reclamando insistentemente dizendo: “vai lá ver no VAR, quebrou ele, vai lá ver”.
18 de setembro de 2022, Flamengo 1 x 2 Fluminense: David Braz, Manoel, Marinho, Everton Cebolinha e Caio Paulista expulsos
O que diz a súmula
David Braz: Expulso por persistir com a reclamação contra a equipe de arbitragem, recebendo o segundo amarelo.
Manoel: Correu em direção ao adversário, dando um tranco com o peito, finalizando com os braços nas costas do adversário, iniciando um tumulto entre os jogadores.
Marinho: Após cometer falta empurrando o adversário, iniciando um tumulto entre os jogadores.
Cebolinha: Por segurar com força o pescoço do adversário.
Caio Paulista: Por dar uma cabeçada no adversário.
8 de março de 2023, Flamengo 1 x 2 Fluminense: Felipe Melo expulso
O que diz a súmula
Após marcação de falta veio de forma agressiva, dando empurrões na altura do peito de seu adversário (Ayrton Lucas), tendo de ser contido por atletas de ambas as equipes.
1º de abril de 2023, Flamengo 2 x 0 Fluminense: Samuel Xavier expulso
O que diz a súmula
Expulso por atingir com força excessiva o tornozelo do adversário com as travas da chuteira (Ayrton Lucas).
16 de maio de 2023, Fluminense 0 x 0 Flamengo: Felipe Melo expulso
O que diz a súmula
Expulso por calçar o adversário Gabriel Barbosa impedindo uma chance clara de gol.