Na quinta-feira, o Fluminense vai ao Equador em busca de sua classificação para as semifinais da Copa Libertadores da América. Mas o aproveitamento tricolor em partidas pela principal competição do continente em terras equatorianas é muito baixo. Está certo que foram apenas quatro jogos, mas sem nenhuma vitória até então.
O Fluminense enfrentará o Barcelona, no Monumental, às 21h30. Na prática, não precisa necessariamente vencer. Depois do empate por 2 a 2 no Maracanã, classifica-se com igualdades a partir de 3 a 3. Um novo 2 a 2 leva a decisão para os pênaltis. E, claro, uma vitória por qualquer placar coloca o Time de Guerreiros na semi.
Nas quatro vezes que foi a campo no Equador, o aproveitamento é de 16,6%. Empatou uma (0 a 0) e perdeu uma (4 a 2) para a LDU em 2008, perdeu para o Emelec (2 a 1) em 2013 e empatou em 0 a 0 com o Junior (COL), numa partida que foi remarcada para o país na edição deste ano em virtude dos distúrbios na Colômbia.
Por outro lado, o Fluminense vem com um ótimo retrospecto como visitante na Libertadores atual. São três vitórias e um empate fora de casa. O aproveitamento é de 83,33%.