Restando oito jogos para o Fluminense terminar sua participação no Campeonato Brasileiro, o Tricolor é o 11º colocado, com 36 pontos, e ainda precisa somar mais alguns pontos para se livrar de qualquer risco de queda para a Série B. Concomitantemente, o Tricolor tentará, no mínimo, uma vaga na Sul-Americana, podendo se beneficiar dos resultados das Copas. A Libertadores também segue no radar, mas é difícil.
Segundo o Departamento de Matemática da UFMG, o Fluminense ainda tem chance de voltar à Libertadores 2025, mesmo que pequena. A porcentagem é de 0,3%. Para isso, o Tricolor precisaria de um grande desempenho na reta final e ainda contar com a abertura de um G8 em função das finais da Copa do Brasil e da Copa Libertadores.
Com a final da Copa do Brasil definida entre Atlético-MG e Flamengo, a extensão da zona de classificação à Sul-Americana até o 13º lugar (hoje ela vai até o 12º) é praticamente certa. Já na Libertadores, o mesmo Atlético-MG e o Botafogo estão perto da decisão, o que também abriria mais uma vaga de competição continental no Campeonato Brasileiro.
Até mesmo o Cruzeiro pode beneficiar o Tricolor em caso de título da Sul-Americana, abrindo mais uma vaga no Brasileirão para o torneio continental na próxima temporada. A combinação para voltar à Libertadores, apesar de possível, é bastante improvável. Mas, sonhar não custa nada, não é?