O Fluminense pediu, implorou e quase conseguiu ficar fora da final do Cariocão Betfair 22. A atuação foi vergonhosa, mas a derrota por 2 a 1 para o Botafogo serviu para chegar à decisão e enfrentar o Flamengo. Erison fez os dois gols alvinegros e Germán Cano, nos descontos, achou o caminho da rede para salvar o Tricolor de um vexame histórico.
Para a partida, mesmo sem contar com Nino e Felipe Melo, Abel já começou mal ao insistir no 3-4-3 (Luccas Claro, Manoel e David Braz na zaga). E o que se viu em campo foi um show de horrores. Em vantagem, o Flu pouco fazia para resolver a vida. Acéfalo no meio, as chances apareciam de forma esporádica.
A equipe tricolor até chegou com relativo perigo em chutes de longe de Arias e Willian. O adversário, apesar de limitadíssimo, parecia mais organizado. Num contra-ataque já nos descontos do primeiro tempo, Erison entortou a defesa do Flu e abriu o marcador. Um justo castigo para a postura vergonhosa do time das Laranjeiras em campo.
Depois do ridículo primeiro tempo, Abel Braga resolveu fazer o óbvio e abriu mão do esquema com três zagueiros. Voltou com Nonato, Ganso e Cris Silva nos lugares de Manoel, Arias e Pineida, respectivamente.
As alterações melhoraram um pouco o Flu. O jogo passou a ter dois times jogando e as situações se alternaram. Ainda assim, o adversário era mais perigoso. Do lado tricolor, Ganso e Nonato deram mais qualidade ao trabalho com a bola no meio de campo. Era pouco, no entanto. Perigo mesmo só num chute de longa distância do contestado Cris Silva.
Nos minutos finais, o Bota aumentou a pressão e quase ampliou numa cabeçada perigosíssima de Erison. Nos descontos, o centroavante, novamente de cabeça, fez o gol que colocaria o Alvinegro na decisão para “coroar” a ridícula atuação tricolor. Quando tudo parecia perdido, numa cobrança de falta alçada na área adversária, Ganso acertou o travessão e a bola sobrou para Germán Cano mandar no barbante e classificar o Flu para a decisão. Foi um verdadeiro alívio, mas a sensação que fica é que se não melhorar muito, será bem difícil diante do Fla. Por incrível que pareça, Fred, que já entrou aos 45 da etapa final, ainda conseguiu ser expulso ao parar um contra-ataque (já tinha amarelo).
O Fluminense jogou com: Marcos Felipe, Luccas Claro, Manoel (Nonato, intervalo) e David Braz; Calegari, André, Martinelli (Yago, 16′ do 2ºT) e Mario Pineida (Cris Silva, intervalo); Jhon Arias (Ganso, intervalo), Willian Bigode (Fred, 45′ do 2ºT) e Germán Cano.