Notícias
Youtube
Palpites
Casas de apostas
Guias
Comunidade
Contato
WhatsApp
Charges

Flu relembra início da trajetória de Telê Santana como técnico do clube

Redação

No dia 31 de janeiro, em 1969, Telê Santana assumiu o elenco principal do Fluminense, seu clube do coração. Substituto de Evaristo de Macedo, repetiu, à beira do campo, a genialidade que o consagrou como ídolo do Tricolor.

Como jogador, em 11 anos em Laranjeiras, o “Fio da Esperança” venceu Campeonato Carioca (1951 e 1959), Mundial (1952) e Torneio Rio-São Paulo (1957 e 1960). Além disso, soma 558 jogos e 163 gols pelo Time de Guerreiros. É o 3º jogador que mais vestiu verde, branco e grená e o 5º maior artilheiro do Flu.

Foi à frente dos juvenis do Tricolor, em 1957, que Telê deu início à sua grandiosa carreira como treinador. Na temporada seguinte, sagrou-se campeão carioca.

Em 1969, seu primeiro ano no comando da equipe profissional, o craque promoveu jogadores das categorias de base, como Marco Antônio e Lulinha, e conquistou a Taça Guanabara e o Carioca.

Na sequência, deixou a base da equipe que faturaria os campeonatos brasileiro e carioca, respectivamente, em 1970 e 1971.

Multicampeão em clubes, Telê Santana ainda comandou a seleção brasileira em duas Copas do Mundo: 1982 e 1986. Em 2019, o mineiro foi apontado pela revista France Football como o 35º melhor técnico de futebol do mundo.

Tudo sobre o Fluminense reunido no site número 1 da torcida tricolor.

Leia mais