Flu que eliminou a LDU teve mais atletas de Xerém do que times que fracassaram somados

Dez revelações participaram da classificação em Quito

Em 2008, o Fluminense formou um dos melhores times de sua história recente. Uma defesa sólida, meio-campo técnico e ataque goleador. Mas na final da Copa Libertadores não resistiu à altitude de Quito e perdeu para a LDU (EQU) por 4 a 2. Em 2009, o time de Fred e companhia não suportou e trouxe nova derrota, ainda maior, 5 a 1, para o Rio. Neste ano, o Flu também perdeu, mas o sabor foi diferente. A LDU foi eliminada pelo Tricolor, que teve mais atletas revelados em Xerém do que nas campanhas de 2008 e 2009 somados.

Nada menos do que dez revelações do Fluminense participaram do jogo derradeiro em Quito. Na final da Libertadores de 2008 foram cinco e na decisão da Sul-Americana de 2009, quatro. Confira as escalações:

 
 
 

Fluminense 2008:

Fernando Henrique; Gabriel (Maurício), Thiago Silva, Luiz Alberto e Junior César; Ygor (Dodô), Arouca (Roger), Cícero, Conca e Thiago Neves; Washington.

Fluminense 2009:

Rafael; Mariano (Maurício), Gum, Dalton e Marquinho; Diogo (Raphael Augusto), Diguinho e Conca; Adeílson (Ruy), Alan e Fred

Fluminense 2017:

Júlio César; Lucas, Nogueira, Frazan e Léo; Orejuela, Douglas (Marlon Freitas) e Wendel; Gustavo Scarpa, Wellington Silva (Robinho) e Peu (Pedro).

*Em negrito as revelações do clube