Notícias
Youtube
Palpites
Casas de apostas
Guias
Comunidade
Contato
WhatsApp
Charges

Flu publica nota ao Senado pedindo retirada da Lei Geral do Esporte de pauta

Redação

Por intermédio de suas redes sociais o Fluminense publicou uma nota dos clubes brasileiros (que também o fizeram em seus domínios) endereçada ao Senado Federal com o pedido que a votação da Lei Geral do Esporte seja retirada da pauta desta quarta-feira. Como a mesma prevê modificações na legislação que podem interferir diretamente na realidade financeira das agremiações, a alegação é que não houve direito ao amplo debate.

Os clubes entendem que teriam de ser ouvidos pelo fato da aprovação influenciar diretamente na atividade dos mesmos. Confira a íntegra:

“NOTA AO SENADO FEDERAL

Os Clubes do futebol brasileiro vêm, por meio da presente nota, solicitar a imediata retirada de pauta do Projeto de Lei (PL) nº 1.825 de 2022 (Substitutivo da Câmara dos Deputados ao Projeto de Lei do Senado – PLS – nº 68, de 2017), que institui a Lei Geral do Esporte, além de alterar e revogar diversos diplomas legais pertinentes ao esporte.

Os Clubes não são contra a Lei Geral do Esporte, mas sim com a forma como foi recolocada em pauta a despeito das audiências públicas conduzidas na Câmara dos Deputados com a participação de todos os atores do esporte brasileiro, por meio do PL n. 1.153 de 2019.

O amplo debate legislativo, com a participação de todos, consagrado na Constituição Federal de 1988, é a razão de ser do Estado Democrático de Direito, razão pela qual se faz necessário que os Clubes sejam ouvidos e participem do processo de construção do PL.

Desse modo, os Clubes manifestam enorme preocupação acerca do “Parecer (SF) nº 21/2023”, de relatoria da Senadora Leila Barros, que afastou todas as premissas e discussões havidas no PL 1.153, e devolveu à pauta o PL 1.825 com inserções feitas sem o devido processo legislativo, deliberação democrática, e que afetam o contexto econômico, real e legal do futebol brasileiro.

Assim, é fundamental que se retire de pauta a votação do PL n. 1.825 de 2022 e não sejam tolhidos o direito de análise e oitiva de todos os protagonistas do desporto.

É o pedido dos clubes do futebol brasileiro à Presidência do Senado.”

Tudo sobre o Fluminense reunido no site número 1 da torcida tricolor.

Leia mais