(Foto: Mailson Santana - FFC)

O Fluminense encara o The Strongest (BOL) nesta quinta-feira, na temida altitude de La Paz, na Bolívia, pela 4ª rodada do Grupo D da Libertadores. Em caso de vitória, o Tricolor estará matematicamente classificado para as oitavas com duas rodadas de antecedência. Mas isso pode acontecer até mesmo com o empate.

Para isso, o Time de Guerreiros teria que depender do outro resultado do grupo. Se empatar na altitude, o Flu terá que torcer apenas para que haja um vencedor entre River Plate (ARG) e Sporting Cristal (PER), em Lima. Jogo que acontece no mesmo dia, às 21h. Se a combinação acontecer, o Fluminense estará garantido nas oitavas do torneio continental.

 
 
 

Isso porque, caso haja empate, o Fluminense ainda poderia ser ultrapassado pela dupla no saldo de gols. Se houver um vencedor, seja ele qual for, o derrotado não teria mais chances de passar o Flu na tabela e os outros confrontos diretos tirariam a possibilidade dos outros dois também ultrapassarem juntos (The Strongest (BOL) x Sporting Cristal (PER) e River Plate (ARG) x The Strongest). Apenas um conseguiria.

O Tricolor, portanto, só poderia ficar atrás de um e estaria classificado mesmo perdendo os dois jogos restantes. Confira os cenários:

Em caso de vitória do Fluminense
O Tricolor estará matematicamente classificado às oitavas de final da Libertadores. Se Sporting Cristal (PER) e River Plate (ARG) empatarem em Lima, terá até a 1ª colocação do grupo garantida.

Em caso de empate
O Fluminense só estará matematicamente classificado se houver um vencedor em Sporting Cristal (PER) x River Plate (ARG). Isso porque, caso haja empate, os dois ainda poderiam ultrapassar o Tricolor se vencessem os dois jogos restantes e tirassem a diferença no saldo de gols.

Em caso de derrota para o The Strongest (BOL)
O Time de Guerreiros não terá chance de se classificar matematicamente, mas ainda terá duas rodadas, contra o River (fora) e o Cristal (em casa), para consumar sua vaga nas oitavas.