(Foto: Divulgação Conmebol)

Em sétimo na tabela do Campeonato Brasileiro, o Fluminense está mais do que vivo na luta por uma vaga na Libertadores de 2021, mesmo que seja na fase preliminar, a chamada Pré-Libertadores (G6). Mas a chance do Tricolor ir diretamente à fase de grupos (pelo G4) ainda existe, e isso pode acontecer mesmo que o Time de Guerreiros termine em 5º ou 6º lugar.

Para que isso ocorra, o seguinte cenário precisa se fazer realidade: Palmeiras e Grêmio ganharem Libertadores e Copa do Brasil e terminarem dentro do G6, juntamente com o Fluminense. Desse modo, os quatro restantes garantem vaga direta à fase de grupos e o 7º e 8º colocados vão para a Pré-Libertadores.

 
 
 

Esse fato aconteceu em 2019, quando o Flamengo, campeão brasileiro, faturou também a Libertadores, e o Athletico-PR, campeão da Copa do Brasil, terminou em 5º lugar. Dessa forma, ficaram com as vagas diretas pelo Brasileirão: Santos (2º), Palmeiras (3º), Grêmio (4º) e São Paulo (6º). Para a Pré-Libertadores, foram Internacional (7º) e Corinthians (8º).

É possível que o mesmo se repita nessa temporada? Veja como está a classificação atual: