A derrota para o Coritiba trouxe grande prejuízo para o Fluminense no Brasileirão. O time perdeu três posições – agora é o sétimo colocado – e viu suas chances matemáticas de voltar à Libertadores reduzirem quase pela metade. Se antes da 33ª rodada, as possibilidades eram de 40%, agora, segundo o matemático Tristão Garcia, são de 21%.
É bem verdade que na próxima rodada, o time tem chances de retornar ao G4, mas precisará vencer o Botafogo, domingo, no Maracanã, e torcer por uma combinação de resultados. Rivais diretos na briga, Atlético-MG e Internacional têm jogos, relativamente, menos difíceis do que o Tricolor. Os mineiros recebem o Figueirense no Independência, enquanto o Colorado joga contra o Goiás no Beira-Rio.
O Grêmio vai ao Heriberto Hulse encarar o desesperado Criciúma, lanterna do campeonato, enquanto o Corinthians vai até Salvador pegar o não menos necessitado Bahia, penúltimo.
O que pesa a favor do Fluminense é a possibilidade real de o G4 virar G5. Finalista da Copa do BrasilCruzeiro já está quase que matematicamente garantido na Libertadores, enquanto o rival Atlético-MG, que faz a decisão, está na terceira posição com 47 pontos.
Confira abaixo as chances de título, Libertadores e rebaixamento: