Fluminense teve classificação na mão e jogou fora (Arte: Jonathan Christian - NETFLU)

O Fluminense esteve com os dois pés na decisão do Campeonato Carioca, mas jogou fora. Só precisava empatar e conseguiu perder de virada, com direito a gol nos descontos para o Vasco, por 3 a 2, e está fora da competição. Pedro e Sornoza fizeram os gols tricolores. Giovanni Augusto, Paulinho e Fabrício garantiram a classificação do oponente.

Apesar da vantagem do empate, o Fluminense teve um início de jogo bem ruim. Viu o Vasco tomar a iniciativa, até de forma compreensível, do ataque. Se ao rival só servia a vitória para avançar, caberia ao Tricolor usar isso em seu favor. Porém, exceto por um chute de Ayrton Lucas de longe, o Flu mal ameaçou na primeira metade da etapa inicial.

 
 
 

O Vasco era mais incisivo e a saída de bola do Fluminense ruim. Quando Pikachu deu drible desconcertante em Richard e cruzou para rebatida de Renato Chaves para o meio da área, Giovanni Augusto soltou a bomba e abriu o marcador. Ao sair atrás, a equipe comandada por Abel deu uma acordada. Faltava, é verdade, qualidade.
Sornoza não criava muito e restava, como em vários jogos anteriores, as investidas pelas laterais. Assim o Flu buscou o empate. Gilberto recebeu de Jadson, deu belo drible de corpo em Fabrício e cruzou para Pedro deixar tudo igual. O atacante chegou ao sétimo gol no Estadual e à artilharia isolada da competição.

Com moral, o Fluminense voltou com tudo e bem mais ligado para o segundo tempo. Gilberto, logo no início, seria decisivo novamente ao roubar bola no ataque e sofrer falta na entrada da área. Sornoza foi para a cobrança e acertou o cantinho: 2 a 1 Flu. E se o Papá andou sonolento na metade inicial, despertou com tudo na final. Num contra-ataque, mandou bola perto do ângulo e quase liquidou a fatura rapidamente.

O Vasco, porém, não estava morto e, num lance fortuito, empatou com Paulinho acertando chute preciso de fora da área. Com a igualdade, o rival ganhou moral e o jogo ficou lá e cá. Nos descontos, veio o castigo fatal. Fabrício recebeu na área, a defesa cochilou e o lateral acertou um chute improvável, sem ângulo, virando o jogo para o Vasco. Vale lembrar que a jogada começou com uma inversão de lateral marcada erradamente pela arbitragem. Era bola pro Fluminense segurar no ataque e terminou com o adversário indo à frente.

O Fluminense jogou com Júlio César, Renato Chaves, Gum e Ibañez; Gilberto, Richard, Jadson, Sornoza (Douglas, 37′ do 2ºT) e Ayrton Lucas; Marcos Júnior (Marlon, 30′ do 2ºT) e Pedro (Pablo Dyego, 37′ do 2ºT).