O Fluminense voltou a vencer no Campeonato Brasileiro. Não foi um espetáculo, é verdade, mas isso já é algo que poucos esperam. A equipe, ao menos, jogou com disposição e foi precisa nas oportunidades que apareceram para superar o América-MG por 2 a 0, no Maracanã, neste domingo, pela 34ª rodada da competição. Luiz Henrique e Fred, de pênalti, fizeram os gols. Com o resultado, o Tricolor chegou a 48 pontos e subiu para o sétimo lugar, firme na disputa por uma vaga na Libertadores.
Em casa, o Fluminense apresentou uma postura firme desde o início da partida. Tomou as rédeas ofensivas já a partir dos primeiros minutos. O meio de campo fazia um bom trabalho na questão da proteção. O América mal conseguia avançar e era sempre desarmado. Faltava, no entanto, um pouco mais de criatividade. Aquele passe ou as tabelas para deixar alguém na cara do gol.
Mesmo sem ser brilhante, o Tricolor, gradativamente, achou alguns espaços. Caio Paulista bateu cruzado com perigo e Yago chutou sem muita força para Matheus Cavichioli defender sem dificuldades.
Perto do fim da etapa inicial, a impressão era que a pressão territorial não daria resultado. Porém, quando Marlon levantou bola na área em cobrança de falta, a defesa americana tentou fazer linha de impedimento e deixou toda a tropa tricolor livre. Caio Paulista se esticou de cabeça, Nino tocou para o meio e Luiz Henrique guardou. Até os jogadores do Flu, diga-se, comemoraram discretamente. Com a já costumeira checagem do VAR confirmando a condição legal, foi só correr pro abraço (de novo).
No segundo tempo, a equipe das Laranjeiras não manteve um ímpeto. Exceto por uma jogada individual e perigosa de Luiz Henrique nos minutos iniciais, foi uma preguiça só. O América até se animou a partir mais para a frente.
O alívio veio já perto do final. Cazares, esperto, bateu falta rápida e Jhon Arias sofreu pênalti de Eduardo Bauermann. Na cobrança, Fred foi preciso como de costume e sacramentou o triunfo tricolor. Ufa… Na próxima quarta, o Flu volta ao Maracanã para pegar o Inter.
O Fluminense jogou com: Marcos Felipe, Samuel Xavier, Nino (Lucas Claro, 43′ do 2ºT), David Braz e Marlon; André, Martinelli (Nonato, 43′ do 2ºT) e Yago, Luiz Henrique (Jhon Arias, 21′ do 2ºT), Caio Paulista (Cazares, 27′ do 2ºT) e Fred (Bobadilla, 43′ do 2ºT).