Última virada tricolor na Copa do Brasil teve show de Nenê (Foto: Lucas Merçon - FFC)

O Fluminense começou mal na disputa das oitavas de final da Copa do Brasil. Na terça, perdeu por 2 a 1 para o Criciúma, no Heriberto Hulse, mas segue vivo para o duelo de sábado, no Maracanã. E exemplos de superação tricolor na competição não faltam.

Lembra o site ge que o Fluminense já conseguiu classificações na Copa do Brasil em sete oportunidades após perder o jogo de ida. Confira a relação:

 
 
 

3ª fase – Copa do Brasil 2020
Figueirense 1 x 0 Fluminense
Fluminense 3 x 0 Figueirense

A última vez é bem recente, foi na edição do ano passado. E também contra um time catarinense. O Flu perdeu o jogo de ida da terceira fase para o Figueirense por 1 a 0 fora de casa. Na volta, porém, se impôs no Maracanã e venceu com autoridade, por 3 a 0, com show de Nenê, autor dos três gols.

4ª fase – Copa do Brasil 2017
Goiás 2 x 1 Fluminense
Fluminense 3 x 0 Goiás

Na edição de 2017, contra o Goiás, na 4ª fase, a derrota na ida foi pelo mesmo placar do último sábado: 2 a 1. O Flu chegou a sair na frente com Marcos Júnior, mas perdeu Diego Cavalieri, expulso, ainda no 1º tempo e sofreu a virada nos minutos finais. Mas na volta, o Tricolor não tomou conhecimento, venceu por 3 a 0, gols de Henrique, Nogueira e Pedro e garantiu a vaga.

1ª fase – Copa do Brasil 2014
Horizonte-CE 3 x 1 Fluminense
Fluminense 5 x 0 Horizonte-CE

Em 2014, o Fluminense estreou na Copa do Brasil com uma surpreendente derrota por 3 a 1 para o modesto Horizonte, do Ceará (Conca marcou o gol tricolor). O revés, combinado com a eliminação no Carioca na semana seguinte culminou com a demissão do então técnico Renato Gaúcho. O jogo de volta marcou a estreia de Cristóvão Borges no comando. E o Tricolor evitou a zebra com uma sonora goleada: 5 a 0, gols de Conca, Rafael Sobis, Wagner, Gum e Fred.

2ª fase – Copa do Brasil 2009
Águia de Marabá-PA 2 x 1 Fluminense
Fluminense 3 x 0 Águia de Marabá-PA
Nesta edição, o Tricolor também flertou com uma eliminação precoce após uma derrota improvável para o Águia de Marabá, do Pará, por 2 a 1 no jogo de ida. O gol de Fred, nos minutos finais, porém, deu mais tranquilidade ao time para a partida de volta. E uma vitória tranquila por 3 a 0, gols de Maicon Bolt (2) e Eduardo Ratinho garantiram a classificação e espantou a crise em Laranjeiras.

1ª fase – Copa do Brasil 2005
Campinense-PB 1 x 0 Fluminense
Fluminense 3 x 1 Campinense-PB
Em 2005, ano em que o Fluminense chegou até a final da competição, por pouco o time não foi eliminado logo na 1ª fase. Perdeu por 1 a 0 para o Campinense-PB em partida em que perdeu Marquinho, expulso no começo do 2º tempo. No jogo de volta, vitória por 3 a 1, mas com emoção. Tuta abriu o placar no fim do 1º tempo, o time de Campina Grande igualou o marcador no início da 2ª etapa, mas Felipe e Tuta garantiram o triunfo e a vaga ao Tricolor.

1ª fase Copa do Brasil 2002
Sampaio Corrêa-MA 2 x 1 Fluminense
Fluminense 5 x 1 Sampaio Corrêa-MA
A estreia do Fluminense na Copa do Brasil de 2002 foi com derrota para o Sampaio Correa fora de casa por 2 a 1. O time maranhense abriu o placar no 1º tempo e ampliou na 2ª etapa. A 20 minutos do fim, Marco Brito diminuiu o prejuízo para o Flu. No jogo de volta, no Maracanã, o Tricolor não deu chances para o azar. Goleada de 5 a 1 com gols de Magno Alves (2), Júlio César, Fernando Diniz e Caio.

2ª fase – Copa do Brasil 2001
Juventude-MT 4 x 1 Fluminense
Fluminense 3 x 0 Juventude-MT
Foi na edição de 2001 que o Fluminense sofreu a derrota mais delicada em uma partida de ida de Copa do Brasil. No Mato Grosso, o Tricolor foi surpreendido pelo Juventude-MT e goleado por 4 a 1 – Paulo César foi o autor do gol de honra. Na volta, o Flu precisava vencer por 3 a 0 e, caso fosse vazado, teria que fazer uma diferença de quatro gols para avançar. E conseguiu a vaga e evitou o vexame. Vitória por 3 a 0 com gols de Ramon, Agnaldo e Magno Alves.