O Fluminense fará, na quinta-feira, diante do Salgueiro, pela segunda fase da Copa do Brasil, o seu centésimo jogo no Engenhão, palco onde as recordações não poderiam ser melhores. Afinal, lá o Tricolor foi o primeiro campeão. E brasileiro. Em 2010, bateu o Guarani na última rodada do Brasileirão por 1 a 0, gol de Emerson, para ficar com a taça.
Por lá também deu a volta olímpica ao receber a taça do Campeonato Brasileiro de 2012 em jogo diante do Cruzeiro, mas havia garantido a conquista uma rodada antes, vencendo o Palmeiras por 3 a 2, em São Paulo. Também em 2012 foi campeão carioca no Estádio batendo o Botafogo, dono da casa, por 4 a 1 e 1 a 0 nas finais.
O retrospecto tricolor no estádio também é favorável. São 46 vitórias, 30 empates e 23 derrotas. O aproveitamento é de 56,57%. No Engenhão, o Fluminense fez 157 gols e sofreu 108.
A casa poderia até ter sido tricolor. Construído para o Pan-Americano de 2007, o estádio foi colocado para licitação no mesmo ano. Fluminense, Flamengo e Botafogo manifestaram interesse em arrendá-lo, mas o clube das Laranjeiras pediu adiamento do processo por dúvidas no edital. A demanda foi negada e o Flu saiu da disputa. O Alvinegro apresentou proposta e ficou com a gestão até 2027.
O Fluminense disputou o primeiro jogo da história do Engenhão contra o Botafogo. Foi derrotado por 2 a 1, de virada, mas não deixou de ficar marcado com o gol inaugural em partidas oficiais no estádio, de Alex Dias.