Depois de cumprir o regulamento em todo o Campeonato Brasileiro, o Fluminense se viu acusado de todos os lados por um erro que não cometeu: com o rebaixamento da Portuguesa em função da escalação de irregular na última rodada da competição por perder quatro pontos no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o Tricolor apareceu como grande vilão por ter, ocasionalmente, beneficiado-se com a situação. Agora, no clube, a intenção é transformar o clima hostil em engajamento da torcida.
Gerente de marketing do Fluminense, Alexandre Vasconcelos, conta com a força dos tricolores neste momento.
– O Fluminense não estava sendo julgado no tribunal, mas pela opinião pública. Alguns setores da imprensa na visão dos torcedores e na nossa também acuaram os tricolores e fizeram com que eles se unissem em torno do clube. A grande missão do marketing do Fluminense é transformar esse engajamento em algo positivo para o clube. Torcedores que antes divergiam por outras questões se abraçaram e falaram: o Fluminense é a gente também. O papel do marketing portanto, independentemente do resultado do julgamento no pleno, é transformar essa união em algo estável, perene e contínuo para o Flu. Quem fez o principal papel de defesa institucional foi o torcedor – disse.
Para isso, o departamento de marketing do clube promete muitos atrativos aos seus torcedores no sentido de reforçar a união com seu 12º jogador.
– Teremos um investimento muito forte em conteúdo e interação. O Fluminense vai ficar cada vez mais digital, forte, como uma forma de chegar em todos os territórios. O objetivo é conhecer nosso torcedor e ser talvez o clube mais voltado a ele, ao modelo democrático no Brasil. O clube que melhor conhece seu torcedor – revelou.