ligaA recém-criada Liga Sul-Americana de clubes se encontrou na última quarta-feira, em Buenos Aires. Ela tem sido conduzida pelos argentinos Boca Juniors e River Plate mais o Peñarol, do Uruguai. Nesta reunião, representantes de oito dos 12 grandes clubes estiveram presentes: Atlético-MG, Santos, São Paulo, Palmeiras, Corinthians, Flamengo, Grêmio e Internacional. Portanto, Fluminense, Botafogo, Cruzeiro e Vasco não participaram. Há tendência que a Raposa também seja chamada em reuniões futuras.

Na encontro, os clubes argentinos mostraram que já pediram à Conmebol acesso a todos os contratos de televisão e de patrocínio da Libertadores. Querem saber quanto percentualmente é destinado para suas cotas e quanto fica com a confederação.

 
 
 

Mas, a princípio, a Confederação da América do Sul negou acesso direto dos clubes aos contratos. A intenção da entidade é expor os documentos e os números para as associações nacionais como a CBF. Seriam elas as responsáveis por detalhar os valores aos clubes.

Só que foram justamente os presidentes dessas associações que são suspeitos de levar propinas pelos contratos da Libertadores. É o caso dos ex-presidentes da CBF José Maria Marine e Marco Polo Del Nero.

Por isso, os clubes não aceitam uma intermediação das associações. Seu objetivo é que uma comissão de clubes tenha acesso direto aos contratos para fazer uma auditoria. Se não forem atendidos, o discurso atual de não romper com a confederação continental pode mudar.

Confira quais clubes enviaram representantes à reunião:

Brasil – Grêmio, Corinthians, Internacional, Palmeiras, São Paulo, Flamengo, Atlético-MG, Santos

Argentina – River Plate, San Lorenzo, Independiente, Racing, Boca Juniors

Uruguai – Peñarol, Nacional, River Plate

Paraguai – Olimpia, Libertad, Guaraní, Cerro Porteño

Chile – Universidad de Chile, Universidad Católica, Colo Colo

Bolívia – Bolivar, The Strongest

Perú – Sporting Cristal, Melgar

Equador – LDU, Emelec, Barcelona de Guayaquil, Independiente del Valle

Colômbia – América de Cali, Millonarios de Bogotá, Independiente de Medellín

Venezuela – Caracas


Sem comentários