O Fluminense terminou em posição discreta o seu ano, tanto dentro como fora de campo. Enquanto o Flamengo foi a primeira agremiação brasileira a ultrapassar o montante de R$ 2 bilhões como valor de marca, o Time de Guerreiros foi avaliado em R$ 356 milhões, segundo estudo da BDO.
Como em todos os clubes, o maior peso na análise vai para a torcida (54%), depois receitas (29%), e em seguida mercado (17%). Entre os fatores que tiveram influência nas marcas nos últimos anos, a BDO cita diversificação de receitas de direitos de televisão por conta da concorrência, evolução dos programas de sócio-torcedores, as novas arenas e sua exploração e a interação dos clubes com seus torcedores em mídias sociais.
Foram avaliadas as marcas de 40 clubes no total. Veja a lista abaixo com as 12 primeiras agremiações. Entre parênteses, o número de 2018 para comparação:
Valor de marca 2019
1º Flamengo – R$ 2,160 bilhões (2018 / R$ 1,952 bilhão)
2º Corinthians – R$ 1,736 bilhão (2018 / R$ 1,741 bilhão)
3º Palmeiras – R$ 1,717 bilhão (2018 / R$ 1,529 bilhão)
4º São Paulo – R$ 1,228 bilhão (2018 / R$ 1,197 bilhão)
5º Grêmio – R$ 695 milhões (2018 / R$ 668 milhões)
6º Cruzeiro – R$ 598 milhões (2018 / R$ 555 milhões)
7º Internacional – R$ 592 milhões (2018 / R$ 503 milhões)
8º Atlético-MG – R$ 449,4 milhões (2018 / 510 milhões)
9º Vasco – R$ 415,4 milhões (2018 / R$ 398 milhões)
10º Santos – R$ 414 milhões (2018 / R$ 423 milhões)
11º Fluminense – R$ 356 milhões (2018 / R$ 341 milhões)
12º Botafogo – R$ 329 milhões (2018 / R$ 305 milhões)