Sem seu principal centroavante e artilheiro, o Fluminense começa, aos poucos, a se reencontrar no ataque e voltar a marcar seus gols. Parte dessa reinvenção se deve graças a uma característica em especial: os chutes de fora da área. Contra a Chapecoense, Everaldo e Junior Sornoza marcaram arriscando arremates de longa distância.
O equatoriano é o que mais finaliza de fora da área neste Campeonato Brasileiro, com 33 chutes, 11 certos e 22 errados. Depois vem Pedro, com 19 (6 corretos e 13 fora do alvo). Ayrton Lucas (11), Matheus Alessandro (9), Jadson (8), Richard (7) e Luciano (7) completam a lista dos que mais chutam. O camisa 10 também é quem mais dá o terceiro passe e a assistência para as finalizações da equipe, mostrando seu bom rendimento na temporada.
Everaldo é outro que vem ganhando confiança com o tempo para os chutes. Contra o Vitória e o Deportivo Cuenca (EQU), por exemplo, colocou duas bolas na trave em finalizações parecidas: cortando para dentro e finalizando com curva, tirando do goleiro. Na Arena Condá, contra a Chapecoense, finalmente deu certo – desta vez com a trave ajudando o atacante.