Um grupo de dez jogadores do Fluminense já viajaram de volta ao Brasil, pois nesta quarta-feira o time estreia às 16h30, contra o Boavista, no Campeonato Estadual. O calendário apertado, o tempo escasso para treinar divide opiniões quanto ao custo-benefício da Florida Cup, que, segundo os organizadores, gera uma grande exposição de mídia.
Segundo dados divulgados pela organização, o torneio gera mais de R$ 830 milhões em exposição de mídia. Ele é transmitido para cerca de 140 países, num total de 50 milhões de espectadores. De acordo com o instituto Ibope Repucom, a edição do ano passado entregou 64 mil aparições para mais de 120 marcas exibidas só na TV brasileira. Por lá, os clubes participantes têm seus produtos vendidos em lojas. Consequentemente, suas marcas e dos patrocinadores são exibidas.
A participação numa competição intercontinental (ainda que de caráter amistoso), com a presença de clubes europeus, é usada como trunfo na hora de convencer uma empresa de que vale a pena expôr sua marca no clube.
Esses atrativos, no entanto, não querem dizer que os clubes assinarão um contrato de patrocínio por lá. “No máximo, você volta com um bom contato”, conta um dirigente ouvido pela reportagem do jornal Extra e que não quis se identificar. Muito menos que, ao voltarem ao Brasil, serão disputados por empresas ávidas em injetar verbas milionárias de publicidade. Trata-se apenas de uma aposta de médio prazo.