Flávio Tenius é conhecido por ser um grande preparador de goleiros. A torcida do Fluminense já pedia sua contratação desde a época de que Cavalieri era titular. Ele é conhecido por ter formado Jeferson, Julio César e Gomes.
Apesar disso, ele rechaça a fama de “pé-quente” e afirma que desde pequeno tinha o sonho de trabalhar com futebol.
– Não me sinto, eu acredito muito no trabalho. Claro que o pé quente é sempre bom, né? Mas o trabalho que norteia toda essa minha trajetória. Desde pequenininho eu dormia abraçado com a bola, com luvas de goleiro… Hoje estou aqui no Fluminense para iniciar uma nova função relacionada aos goleiros. É a área que eu gosto, onde me sinto bem e posso ajudar na excelência. Nunca trabalhei longe da base – completou:
– O Gomes, o Júlio César, o Jefferson… Goleiros que eu tinha total conhecimento desde a base. Mesmo no profissional, minha porta era aberta com os treinadores da base, acompanhava os treinamentos, trazia goleiros para treinar no profissional… A gente não acerta sempre, mas foram grandes goleiros… Aí pode ser até uma sortezinha, né? De repente aparecer no clube em que eu estava, e aí você consegue detectar esse talento e desenvolve. Pude ajudar na formação deles, mas com a dedicação deles chegaram onde chegaram. É meio que um casamento, um entendimento de todos – disse.