Uruguaio foi campeão da Libertadores pelo Fluminense em 2023
Destaque do Peñarol (URU) na última edição da Libertadores, levando o clube uruguaio à semifinal da competição depois de 13 anos, o meia Leo Fernández, campeão da América com o Fluminense em 2023, definiu o seu destino para 2025. Depois de negociar com o River Plate (ARG) e ser sondado pelo Flamengo, o atleta ficará em definitivo no Peñarol.
Segundo informações do jornalista César Luis Merlo, especializado em mercado de transferências na América do Sul, o Toluca (MEX) aceitou a oferta do clube uruguaio para a aquisição em definitivo do meia. As agremiações trocam documentos para finalizar o acordo em uma operação que será recorde para o futebol uruguaio.
O Peñarol desembolsará 7 milhões de dólares (cerca de 43 milhões de reais) por 80% dos direitos do jogador, que assinará por três ou quatro anos com o clube uruguaio, onde foi um dos destaques com belos gols de falta na última temporada. Foram 22 gols e 17 assistências em 47 jogos pelo clube Aurinegro, somando 39 participações diretas em gols.
Pelo Fluminense, Leo Fernández não conseguiu brilhar. Foram apenas 20 jogos pelo Tricolor em 2023, com um gol marcado e uma assistência. O jogador estava emprestado pelo Toluca (MEX), que posteriormente o emprestou para o Peñarol (URU).