maracana2O Conselho Diretor do Flamengo divulgou, na tarde desta sexta-feira, uma carta aberta sobre o Maracanã. No texto, o clube faz duras criticas à administração do estádio, feita pelo Complexo Maracanã Entretenimento S.A. O Rubro-Negro ainda pede mudanças para que o modelo do local não seja prejudicial ao clube, como no aspecto dos custos operacionais do estádio, que acarreta uma baixa porcentagem do valor da renda dos jogos que é destinada ao Flamengo.

O documento ainda classifica como “péssimo” o serviço prestado pelo Maracanã na venda de ingressos e operação de acesso. O clube encerra o texto ressaltando que está trabalhando para um acordo que seja justo para o Flamengo e pede que a Odebrecht, parte integrante do Consórcio Maracanã S.A., tenha se convencido da importância de ter os jogos do Rubro-Negro sendo realizados no estádio.

 
 
 

Confira abaixo a íntegra da carta divulgada pelo Flamengo:

“O Flamengo, depois da espetacular participação da nação rubro-negra no jogo desta quarta-feira, contra o Cruzeiro, espera que a Odebrecht tenha se convencido da importância em ter a maior e melhor torcida do mundo no Maracanã.

A torcida do Flamengo valoriza o Maracanã. Ela é a alma do estádio e faz dele o mais lindo e vibrante do Brasil. Sem o Flamengo, o novo Maracanã se torna apenas uma arena importante, como outras que já existem.

Por esta razão, não se pode admitir que o modelo de administração do Maracanã seja tão prejudicial ao Flamengo. Abaixo, os fatos que aprendemos, fruto de nossa experiência recente:

– No jogo do dia 28/08 contra o Cruzeiro, a renda líquida do clube foi de R$734.000 para uma renda bruta de R$2.200.000. Com esta mesma renda bruta, o Corinthians no Pacaembu teria uma receita líquida de R$1.650.000.

– Esta mesma comparação feita para qualquer outra arena/estádio no Brasil comprovará que no Maracanã o Flamengo trará para seus cofres menos da metade do que seus adversários de outros estados estarão arrecadando.

– Os custos operacionais do Maracanã são de, no mínimo, o dobro de qualquer outro estádio do Brasil, podendo chegar a até 10 vezes o custo de outros estádios capazes de receber também grandes públicos.

– O Maracanã oferece um péssimo serviço tanto na venda de ingressos quanto na operação de acesso, onde as catracas não estão dimensionadas para o alto fluxo de ingresso de torcedores próximo a hora de início da partida.

– Consequência: longas filas, impossibilidade do controle eletrônico do acesso, riscos de evasão de renda, superlotação e descontrole da arrecadação, falta de contagem dos giros de catraca, impossibilidade de saber a relação entre os ingressos vendidos e o número de pessoas que entraram no estádio.

O Flamengo deseja construir uma relação justa e parceira com quem quer que esteja administrando o Maracanã. Uma relação que permita, além de bons resultados financeiros para ambas as partes, a enorme alegria dos 40 milhões de apaixonados torcedores rubro-negros.

É para isto que estamos trabalhando.

Conselho Diretor do Clube de Regatas do Flamengo”