A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro pretende entregar nesta terça-feira ao Governo um pedido formal para a liberação do Maracanã para as finais do Carioca. A ideia é que as semifinais da Taça Rio sejam disputadas no estádio. Caso não seja possível, em caso de final do Estadual, em 12 e 19 de maio, a liberação também seria aceita pela Ferj.
Já houve uma conversa informal entre a Federação e integrantes do governo do estado do Rio. O prazo para a conclusão da obra é o próximo dia 27 de abril. No mesmo dia, será realizada uma partida amistosa entre um time de amigos de Ronaldo e amigos de Bebeto. O jogo servirá como evento-teste para a Copa das Confederações.
Nessa ocasião, apenas 30% da capacidade do Maracanã – de 78 mil torcedores – serão utilizada. Apenas operários, seus familiares e convidados estarão presentes no estádio.
No dia 15 de maio, ocorrerá outro evento-teste, que ainda está indefinido. No evento, ser será usada 50% da capacidade do estádio. Portanto, cerca de 40 mil pessoas estarão presentes.
O número é considerado suficiente para a Ferj realizar as fases decisivas da Taça Rio e do Estadual. Apesar disso, existe a ressalva sobre os confrontos. Por questão de segurança, partidas entre grandes e pequenos têm mais chances de serem liberadas pelo governo.