Na reunião realizada com representantes de 32 clubes que participarão do Super Mundial em 2025, nos Estados Unidos, a direção da Fifa informou que todo o lucro obtido com a organização da competição será repassado aos participantes. A entidade ainda negocia patrocínios e não sabe qual será a receita total do torneio. O Fluminense é um dos participantes.
Fluminense e mais três brasileiros garantidos
Além do Fluminense, outros três clubes do Brasil estão garantidos. São Palmeiras, Flamengo e Botafogo, todos campeões da Libertadores nas últimas temporadas. O Tricolor conquistou a competição mais importante do continente sul-americano em 2023 e assegurou sua vaga.
Diz reportagem da Itatiaia que os clubes da Uefa querem uma fatia maior do bolo. A alegação é de atraírem maior audiência global em comparação aos participantes dos outros continentes. A Fifa, porém, rejeita isso num primeiro momento. O discurso é ajudar o desenvolvimento do futebol nos continentes onde ainda há carências, como África, Ásia e Oceania.
A entidade terá altos gastos com a organização, como aluguel e manutenção de centro de treinamentos, preparação dos estádios e mais.
Uma cota fixa de valor mínimo igual a todos segue em pauta. A quantia chegou a ser cogitada em 50 milhões de euros (R$ 320 milhões, mas nos Estados Unidos agora se fala em 50 milhões de dólares (R$ 300 milhões. Acumulando cotas por fases alcançadas, o campeão pode arrecadar um total de US$ 100 milhões (R$ 600 milhões).
Direitos de transmissão vendidos
Já foi anunciada pela Fifa que a DAZN, canal de streaming, acertou como detentora exclusiva dos direitos de transmissão. A empresa poderá revender esses direitos nos mercados locais e não haverá cobrança para assistir aos jogos no aplicativo.
A imprensa europeia tem noticiado que o valor do acordo beira US$ 1 bilhão (R$ 6 bilhões) e pode ter investimento saudita, importante parceiro comercial da Fifa e que nesta semana foi confirmada como sede da Copa do Mundo de 2034.
Há acordos comerciais já fechados com algumas empresas como a chinesa Hisense, de eletrônicos, o Bank Of America e com a AB Inbev, de bebidas, que terá as marcas oficiais de cerveja da competição.
O Fluminense está no Grupo F, com Borussia Dortmund (ALE), Ulsan (COR) e Mamelodi Sundows (AFS).