As cobranças de pênaltis dura te as partidas como conhecemos, podem estar com os dias contados. A FIFA, entidade máxima do futebol mundial, está planejando fazer mudanças radicais nas regras dos pênaltis. Para o presidente do Comitê de Árbitros da FIFA, Pierluigi Collina, como existe grande chance de um pênalti ser convertido, seria melhor acabar com os rebotes.
Em entrevista ao jornal La Repubblica, da Itália, Pierluigi Collina falou sobre o assunto:
“Há uma distância enorme entre o atacante e o goleiro. 75% dos pênaltis são convertidos, além da possibilidade de rebote e, muitas vezes, o pênalti ser uma oportunidade maior do que a jogada que resultou na penalidade máxima. A solução é a regra de um único chute, como na disputa por pênaltis: ou se marca o gol ou o jogo recomeça com tiro de meta. Assim, também se evita o tumulto fora da área durante a cobrança. Os jogadores parecem cavalos presos às cordas antes do início de uma corrida.”
O ex-árbitro também elogiou o uso de tecnologia no futebol:
“Um ou dois centímetros podem não fazer diferença a 40 metros do gol, mas fazem toda a diferença dentro da área. Hoje, graças à tecnologia, temos uma certeza quase absoluta.”