Em meio a fortes críticas e questionamentos de clubes e federações europeias, a Fifa fechou, na última quarta-feira, com o primeiro parceiro para a realização do Super Mundial de Clubes em 2025, de junho a julho, nos Estados Unidos. Será a Hisense, marca chinesa de eletrodomésticos. A informação foi publicada na coluna do jornalista Danilo Lavieri, no site Uol. O Fluminense, campeão da Libertadores em 2023, será um dos times na disputa.
A empresa da China patrocina campeonatos da Fifa desde 2017. Tal passo dá um recado importante após a entidade ter encontrado dificuldades para arrecadar dinheiro com a venda de direitos de TV. O custo da organização do campeonato será alto.
Lembra a coluna que a Fifa tem caixa para bancar uma parte do investimento de sua nova aposta para retomar o protagonismo em uma competição de clubes, mas não conseguirá sustentar tudo sem parceiros. Ainda mais em virtude da alta exigência por parte dos europeus.
Não custa lembrar que entidades, clubes e jogadores da Europa têm se mostrado contrários à realização da competição com 32 participantes de todo o mundo em virtude da piora no calendário. A organização, por sua vez, aposta no valor a ser pago como trunfo para convencer e acalmar os rebeldes. A Fifa tinha como meta arrecadar R$ 23 bilhões por direitos de televisão em uma venda global, mas tal pedida assustou interessados, que ainda não veem a competição com esse valor, superior ao que foi arrecadado com a Copa do Mundo no Qatar, em 2022.
Com a chegada de um parceiro, existe a confiança da chegada de novos interessados para conseguir colocar no regulamento quanto cada clube vai receber. A estratégia para colocar o Inter Miami (EUA), do astro Lionel Messi, entre os participantes, também faz parte do plano de ter mais anunciantes, ainda mais com a competição sendo realizada nos Estados Unidos.
Além do Fluminense, os outros representantes da América do Sul são Palmeiras, Flamengo, Boca Juniors (ARG) e River Plate (ARG). O último dos 32 classificados também será do continente. Botafogo e Atlético-MG farão a final da Libertadores no dia 30 de novembro e quem vencer participará da competição no ano que vem.