marcelo
Fluminense é um dos classificados para a competição (Foto: Divulgação - Fifa)

Por mais que os europeus não se mostrem muito animados com a disputa do Super Mundial de Clubes do ano que vem, a ser disputado entre junho e julho nos Estados Unidos, a Fifa cria mecanismos para fortalecê-lo. É o que informa o portal Uol. De acordo com o veículo, a entidade terá no regulamento da competição a obrigação dos afiliados a irem com seus times titulares, além de até liberá-los de ceder jogadores em eventuais convocações para as seleções de seus países durante o período da competição.

Há ainda mais uma regra. A Fifa criou uma janela de transferências específica para os clubes se reforçarem visando ao Mundial. Vale lembrar que a realização do torneio gerou muitas críticas no Velho Continente. Entre os que estão contra a disputa aparecem o Fifpro, sindicado dos jogadores, e chegias de ligas nacionais, como a LaLiga, da Espanha.

 
 
 

No último Conselho da Fifa, o regulamento do Mundial, ainda não publicado pela entidade, foi aprovado. As regras já foram enviadas a federações e clubes.

No artigo 4.2 a federação máxima do futebol mundial lista as obricações dos clubes: “escalar seus times mais fortes durante a competição”. Tal determinação causou irritação em Pep Guardiola, técnico do Manchester United (ING). Ele questionou a interferência.

Pelas regras, cada clube poderá inscrever entre 26 e 35 jogadores no elenco. Para tornar os grupos mais fortes, a Fifa instituiu que pode ser instituída janela de transferências extra do dia 1º a 10 de junho. Já no artigo 22.5, há a determinação que os clubes não precisam liberar jogadores convocados no período. A Copa Ouro, competição de seleções da Concacaf (Américas Central e do Norte), está prevista para acontecer concomitantemente ao Mundial. A Data-Fifa dos dias anteriores, de 1ª a 10 de junho, segue válida.

O Fluminense é um dos três clubes brasileiros já garantidos no Mundial de 2025, assim como Palmeiras e Flamengo. Semifinalistas da Libertadores deste ano, Botafogo e Atlético-MG, ainda têm chances. Se algum deles vencer a competição continental, juntar-se-á ao trio no torneio nos Estados Unidos.