Fluminense jogará o Mundial de Clubes nos Estados Unidos (Foto: Divulgação/FFC)

A Fifa divulgou, nesta terça-feira, diversas regras e critérios para o Super Mundial de Clubes de 2025, que, entre outros, terá a presença do Fluminense. A entidade definiu os critérios de desempate, número de inscritos por clubes e regra de cartões.

O Mundial será disputado entre junho e julho, nos Estados Unidos, com 32 participantes divididos em oito grupos com quatro cada. De acordo com a Fifa, “serão divididos em chaves com sorteio público e levadas em consideração, tanto quanto possível, os fatores geográficos”.

 
 
 

Na primeira fase, confronto direto será o primeiro critério de desempate, seguido por saldo de gols e gols pró. Os dois melhores de cada grupo avançam para as oitavas de final. Nos playofes, em caso de empate, haverá prorrogação e pênaltis.

A data para o sorteio das chaves ainda não foi definidas. Dos 32 participantes, 31 já estão definidos. O último será o vencedor da Libertadores deste ano, Atlético-MG ou Botafogo. Poderão ser relacionados 35 jogadores por clubes na competição, com no máximo 26 sendo utilizados numa partida. Dois amarelos causam suspensão e a contagem de cartões zera nas quartas de final.

Também foi definido pela Fifa que não podem haver clubes que pertençam a outra equipe ou que sejam controlados pela mesma empresa ou indivíduo. Foi confirmada a nova janela de transferências entre 1º e 10 de junho de 2025, que fica a cargo das federações.