Nem todos os campeões de Libertadores deverão ser cabeças de chave (Foto: Divulgação - FFC)

A Fifa atualizou o ranking de clubes da América do Sul para o Mundial de 2025. Seis equipes do continente estarão na disputa. Entre elas está o Fluminense, campeão da Libertadores em 2023.

Dos seis representantes sul-americanos no Mundial de 2025, com 32 participantes, serão os quatro últimos campeões da Libertadores: Palmeiras (2021), Flamengo (2022), Fluminense (2023) e o vencedor de 2024, mais dois via ranking. Se em 2024 um dos três já garantidos voltar a vencer a Libertadores, serão três as vagas distribuídas pelo ranking.

 
 
 

No entanto, se Fluminense, Flamengo ou Palmeiras voltarem a vencer a Libertadores, clubes brasileiros não poderão ser beneficiados pelo ranking. Isso porque o limite de clubes por país no Mundial é de dois. A exceção é em caso de título da Libertadores. Exatamente por isso o Brasil terá três participantes na competição e poderá chegar a quatro se um outro vencer o torneio continental em 2024.

Hoje, por exemplo, Boca Juniors e River Plate, ambos da Argentina, seriam os contemplados com a vaga via ranking. Confira: