A Federação de Futebol do Rio (Ferj) divulgou nesta segunda-feira um comunicado oficial, assinado por todos os clubes que participam do arbitral da Primeira Divisão do Campeonato Carioca, à exceção de Flamengo e Fluminense. No documento, a entidade lista obrigações e critérios para participação de seus filiados. Deixa clara a posição de somente permitir a participação em 2017 e impõe critérios técnicos para classificação para a Primeira Liga (composta por clubes do RJ, RS, SC, PR e MG) – vagas ficariam com campeão e vice do estadual.
Flamengo e Fluminense vivem racha político com a Ferj desde o início de 2015. A intenção de ambos os clubes é disputar a competição prevista para começar no próximo dia 27 de qualquer maneira. A Ferj já deixou claro que só cogita autorizar a entrada de seus filiados no torneio a partir da próxima temporada.
Nesta terça-feira, acontecerá a última assembleia dos presidentes dos clubes integrantes da Primeira Liga em hotel na Barra da Tijuca. Esse comunicado já foi entregue à CBF, que pode comunicar à Fifa no caso da dupla insistir em disputar o torneio neste ano.