Ainda sem uma data específica para o reinício do Campeonato Carioca por conta da pandemia do novo coronavírus, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) estuda opções sobre como levar a competição até o fim. Em reunião da comissão médica especial realizada na semana passada, uma hipótese foi levantada: disputar os jogos derradeiros do Estadual em apenas três estádios. São eles o Maracanã, o Nilton Santos e São Januário. O tópico será debatido mais uma vez em nova videoconferência da mesma comissão.
Tal sugestão se deve à maior possibilidade de criar ambientes controlados de acordo com os protocolos de segurança. Haverá uma extrema higienização do local de chegada dos ônibus das delegações até as áreas de competição. Só profissionais já testados para Covid-19 terão acesso. O uso de máscaras será obrigatório, assim como a ampla disponibilização do álcool em gel. Os jogos, inclusive, podem ser realizados sem gandulas. Profissionais das delegações presentes e já testados, como integrantes da comissão técnica, poderiam realizar a função.
Fora isso, a Ferj já adquiriu 700 kits de exames para o novo coronavírus e definirá as diretrizes para a entrega aos clubes de menor investimento. Todos os integrantes das delegações terão de ser testados até 72 horas antes da retomada dos treinamentos e, posteriormente, 72 horas antes do retorno da competição.
Por fim, como medida de reduzir os custos com a operação, há ainda a possibilidade, por exemplo, da realização de partidas durante o dia, eliminando a necessidade da utilização dos refletores.