(Foto: Divulgação)

E se o Campeonato Carioca não for realizado até o final, o que aconteceria? Bom, esta possibilidade, levantada por alguns tricolores nas redes sociais, não existe para a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (FERJ). Questionada se algum clube seria declarado campeão, caso a competição parasse neste exato momento, a resposta foi:

– A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro está empenhada na campanha contra o novo Coronavírus para salvar vidas. Posteriormente, ajustar o calendário. No momento, essa questão (indagação) é secundária – respondeu a entidade, após o contato do NETFLU.

 
 
 

Dono da melhor campanha geral, embora não tenha participado da final da Taça Guanabara, o Fluminense não poderia ser considerado o campeão da competição. O artigo 44 do regulamento da competição informa que os pontos das partidas da fase preliminar, das semifinais e final da Taça Guanabara, das semifinais e final da Taça Rio e da final do campeonato, não serão computados para a apuração da classificação geral, mas isso não é para fins de encerramento abrupto do campeonato.

O site número um da torcida tricolor apurou ainda que não há previsão legal para que qualquer clube seja declarado campeão antes da finalização do campeonato. Ou seja, o efeito de classificação geral, previsto no artigo 44, é para o final da competição somente, para saber como ficará disposta a situação das equipes entre o primeiro e o último colocado.

O presidente da CBF, Rogério Caboclo, prometeu aos gestores das federações que iria ajustar o calendário para que os Estaduais fossem finalizados. Nem que para isso o Campeonato Brasileiro fosse reduzido, disputado em turno único, com os oito melhores se classificando para um mata-mata, como ocorria até 2002.