A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FFERJ) liberou a utilização do árbitro de vídeo em todos os jogos do Campeonato Carioca, desde que os clubes ajudem com os custos e o estádio esteja apto a instalação do recurso. Porém, nenhum dos 12 clubes que disputam a primeira divisão do estadual aceitou arcar com o custo extra de R$ 25 mil por jogo.
O regulamento geral de competições deste ano permite o uso da tecnologia em todas as fases. A novidade está no artigo 107-A do regulamento geral de competições deste ano, que aprova o uso do recurso tecnológico. No inciso 1, no entanto, a entidade se resguarda: “a FERJ não está obrigada a utilizar o VAR em todos os jogos da mesma competição ou da mesma rodada”.
No inciso 2 está a surpresa: “qualquer clube poderá solicitar, as suas expensas, que o VAR seja utilizado em sua partida, desde que a solicitação seja apresentada à COAF/RJ com antecedência mínima de 10 dias e o estádio que receberá a partida possua condições técnicas para utilização do VAR”.
A FERJ irá bancar o uso do árbitro de vídeo em dez partidas do Campeonato Carioca: as semifinais e finais de turno, e os quatro jogos da decisão estadual. O uso da tecnologia custará R$ 25 mil por jogo.