(Foto: Úrsula Nery - Ferj)

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) divulgou, na madrugada desta terça-feira, nota oficial sobre a reunião do conselho arbitral da última segunda. Na publicação, apontou as datas escolhidas para a realização dos jogos do Campeonato Carioca em seu reinício.

Segundo a entidade, as datas foram aprovadas pela maioria (Fluminense e Botafogo seguem discordando com o reinício em meio à pandemia do novo coronavírus).

 
 
 

Nesta terça-feira, os dirigentes retomarão as conversas.

Confira a nota oficial da Ferj:

“No Conselho Arbitral realizado virtualmente nesta segunda-feira (15/06), a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro e os clubes que disputam a Série A do Campeonato Carioca de 2020 debateram assuntos pertinentes ao retorno da competição.

O presidente da FERJ, Dr.Rubens Lopes, reafirmou que não abre mão dos pilares preservação da saúde individual e coletiva e contribuir ao combate à disseminação da COVID-19; obediência às determinações das autoridades; e observância do Protocolo rigoroso e técnico com bases científicas.

Todos os presentes debateram, democraticamente, as sugestões das datas de reinício da Taça Rio, a ser iniciada após aval oficial do governo. Caso este não venha até o dia 17, assim que acontecer a Taça Rio será retomada no dia seguinte. A sugestão de datas foi aprovada pela maioria.

Dia 18 – Bangu x Flamengo

Dia 19 – Portuguesa x Boavista

Dia 21 – Vasco x Macaé; Madureira x Resende

Dia 22 – Fluminense x Volta Redonda; Botafogo x Cabofriense

Após a discussão, os clubes decidiram continuar nesta terça-feira, às 20h, o Conselho Arbitral.

No decorrer da reunião, os clubes aprovaram também o atestado de saúde, alteração para 5 substituições com três paralisações na partida, a flexibilização para utilização de jogadores não profissionais, revisão da inscrição de atletas para a Taça Rio e voltarão a debater ainda o destino de uma vaga na Copa do Brasil.

Abaixo os temas do edital

1 – Atestado de saúde da delegação dos clubes (passaporte) estabelecido no protocolo Jogo Seguro (fase 2): modelo, conteúdo e responsabilidade;

2 – Torneio Extra (§ 2º do art. 50 do REC);

3 – Substituições;

4 – Quantidade de atletas não profissionais;

5 – Inscrição e Registro (art. 21 e 36 do REC);

6 – Inscrição e Registro de atletas por associação diferente da que tenha jogado no mesmo campeonato;

7 – Assuntos pertinentes à conclusão do grupo Z;

8 – Outros assuntos pertinentes às partidas complementares do Campeonato Carioca passíveis de discussão por decisão preliminar favorável da maioria.”