A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) realizou, na última segunda-feira, Conselho Arbitral para tratar o retorno do Campeonato Carioca em meio à pandemia do novo coronavírus. Contrários ao retorno, Fluminense e Botafogo apresentaram, inclusive, uma impugnação formal ao edital da entidade. A Ferj, por sua vez, divulgou nota a respeito do encontro virtual e citou o posicionamento da dupla. Confira na íntegra:
“Na tarde desta segunda-feira (25/05), a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro realizou virtualmente o Conselho Arbitral com os representantes dos 16 clubes que disputam a Série A do Campeonato Carioca.
Dentro dos princípios democráticos, após considerações de cada um dos presentes manifestadas em cada item da pauta, foram realizadas as respectivas votações, amparadas nos dispositivos Estatutários e Regulamentares, sendo três itens aprovados por unanimidade, e quatro por maioria absoluta, dos quais um item com voto contrário apenas do Fluminense e 15 votos a favor; e três itens com votos contrários apenas de Fluminense e Botafogo e 14 votos a favor.
Todos os itens constantes da pauta possuem fundamentação e amparo estatutário e regulamentar. A insurgência contra qualquer decisão colegiada de que se participe, apesar de contrariar e ofender os princípios democráticos em que o acato à decisão legal da maioria deve prevalecer, muitas vezes induz a uma insatisfação, inconsistente e retumbante e a busca de um pretenso direito imaginário, que não se pode coibir ou julgar.
As decisões do Conselho Arbitral serão respeitadas e o documento encaminhado ao Presidente da FERJ pelos filiados Botafogo e Fluminense será analisado e despachado nos prazos regulamentares.
PONTOS DO EDITAL
- Protocolo Jogo Seguro
- Registro de novos contratos
- Condição de jogo
- Intervalo mínimo entre as partidas
- Mandos de campo
- Jogos fora do Rio de Janeiro
- Outros assuntos”