Negociações para a venda dos direitos de transmissão do Campeonato Carioca de 2021 avançaram entre clubes, Ferj e televisões. Há uma proposta para se explorar diversas plataformas e não só ficar ligado a uma empresa. Na TV aberta, SBT e a Globo, que rompeu contrato neste ano, estão na briga. Há possibilidade de um pay-per-view (ppv) próprio da competição. A informação foi divulgada pelo jornalista Rodrigo Mattos em seu blog no Uol.

Ex-executivo da Globo, Marcelo Campos Pinto comanda o “empacotamento” da competição e já convenceu Fluminense, Vasco, Flamengo e Botafogo a negociarem juntos à Ferj. A emissora carioca, após rescindir contrato que tinha até 2024, fez uma proposta em valores menores que os R$ 120 milhões iniciais. Inicialmente não foi aceito, mas segue monitorando o caso.

 
 
 

Já está praticamente fechado que o Estadual não ficará somente com uma empresa. O SBT é candidato à TV aberta. Com outras plataformas, os clubes podem até atingir R$ 17 milhões, valor próximo ao que a Globo pagava, mas depende de se chegar a certos parâmetros. Um ppv próprio com cada agremiação ficando com um percentual do que for adquirido por sua torcida está na pauta.

Sobre esta última demanda especificamente, iria em cheio de acordo com o que o Flamengo queria num primeiro momento, pois o clube da Gávea não fechou no ano passado com a Globo justamente por exigir receber mais. Neste possível cenário, ainda segundo Mattos, é real a chance dos outros aceitarem.

Caso a Globo volte ao Estadual do Rio, será por valores menores aos anteriores e com os jogos incluídos em seu ppv.