Felipe Melo corre o risco de não jogar na final (Foto: Marcelo Gonçalves - FFC)

Expulso de maneira absurda pelo árbitro Grazianni Maciel Rocha no jogo em que o Fluminense venceu o Flamengo por 2 a 1, no Maracanã, pela rodada final da Taça Guanabara, Felipe Melo será julgado nesta quarta-feira pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) a partir das 15h. O volante, se punido, poderá desfalcar o Tricolor na decisão do Campeonato Carioca contra o próprio Rubro-Negro.

Felipe Melo responderá por dois artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD): O 250 (empurrar acintosamente companheiro ou adversário fora da disputa da jogada), cuja pena pode ir de um a três jogos de suspensão, e o 243F (ofender a honra de alguém por fatos relacionados ao desporto), com pena que pode variar de um a seis jogos.

 
 
 

O volante já cumpriu suspensão automática na partida diante do Volta Redonda, no Raulino de Oliveira, pela ida da semifinal do Campeonato Carioca. Ele perde o primeiro jogo da final caso pegue dois jogos de gancho. Se pegar de três para cima, fica fora da ida e também da volta.

Na ocasião da confusão no final do Fla-Flu, Gerson fez falta e chutou Giovanni no chão. Grazianni Maciel Rocha deu apenas cartão amarelo. Os jogadores se estranharam e houve um empurra-empurra generalizado. O árbitro puniu apenas Felipe Melo com expulsão direta e ainda relatou na súmula que o jogador tricolor disse o seguinte: “Só não dou um soco na sua cara para não manchar minha carreira, você é um safado mal caráter” (sic).