(Foto: Lucas Merçon/FFC)

Em oito dias o sonho se tornará realidade. Há anos desejando o retorno de Thiago Silva, a torcida do Fluminense o verá em ação. Será na Arena Pantanal, no Mato Grosso, em confronto direto contra o Cuiabá, 16º colocado do Brasileiro, às 20h de 21 de julho, curiosamente aniversário de 122 anos do Tricolor. Mas como foi a passagem anterior do ídolo?

Contratado no princípio de 2006 por indicação do então treinador Ivo Wortmann, com quem tinha trabalhado no Juventude, o tímido Thiago logo “ganhou” o sobrenome Silva assim que desembarcou nas Laranjeiras. Isso porque por lá já havia o homônimo Thiago Gosling, ex-Cruzeiro, apelidado de Thiago Mendigo pela torcida.

 
 
 

Sem alarde ganhou seu espaço e rapidamente o coração da torcida. Foi campeão da Copa do Brasil em 2007 e vice da Libertadores em 2008. Em três anos de Fluminense disputou 146 partidas – 145 como titular – e marcou 14 gols.

Sua última partida trajando o verde, grená e branco foi histórica. Mais de 51 mil pessoas foram ao Maracanã para acompanhar o empate em 1 a 1 com o Ipatinga pelo Brasileiro de 2008. Saiu do gramado ovacionado pela torcida prometendo um dia voltar. Levou quase 16 anos.

Hoje, com 39 invernos, escreverá nova história, em momento difícil do clube. Não é novidade para Thiago. Lutou contra o rebaixamento em 2006 e 2008. Agora, com o Flu na lanterna da competição com somente oito pontos em 46 disputados. Missão dura, mas não impossível para um dos melhores e maiores zagueiros que passaram pelo Fluzão.