FOTO DE MARCELO GONÇALVES / FLUMINENSE FC

O Fluminense encerrou a 29ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A de 2024 fora da zona de rebaixamento. Após a vitória por 1×0 diante do Cruzeiro, na noite da última quinta-feira (3), no Maracanã, o Flu foi beneficiado pelos tropeços de Vitória e Corinthians, adversários diretos na briga pela permanência na elite.

A equipe tricolor chegou aos 30 pontos e assumiu a 16ª colocação, enquanto que baianos e paulistas, que empataram com Atlético-MG e Internacional, respectivamente, aparecem no Z-4 com 29. De olho na reta final decisiva da temporada, um trunfo para o time de Mano Menezes é o sistema defensivo.

Fábio é destaque no Brasileirão

 
 
 

Apesar da colocação ruim na tabela de classificação, o Fluminense tem uma das melhores defesas do torneio. O time é o sexto que menos foi vazado até o momento, com 30 gols sofridos em 28 partidas*.

Um dos responsáveis por fazer do Flu um dos sistemas defensivos de destaque no Brasileirão é Fábio. O experiente goleiro, inclusive, está entre os principais nomes da posição no torneio.

De acordo com estatísticas do Sofascore, Fábio é o segundo arqueiro que mais evitou gols no campeonato nacional, com 11,91, ficando abaixo apenas de Weverton, do Palmeiras.

Goleiros que mais defenderam gols no Brasileirão 2024

  1. Weverton (Palmeiras) – 12.35
  2. Fábio (Fluminense) – 11.91
  3. João Ricardo (Fortaleza) – 10.73
  4. John Victor (Botafogo) – 9.28
  5. Gabriel Vasconcelos (Juventude) – 8.57

2º com mais defesas

O camisa 1 também representa o Fluminense em outro ranking. O medalhão, de 44 anos, tem a segunda maior média de defesas do Brasileirão, com 3.9 por jogo, ao lado de Léo Jardim, do Vasco. O recordista é João Ricardo, do Fortaleza, com 4.2.

*O Fluminense ainda tem um jogo atrasado para disputar no Brasileirão, contra o Athletico-PR, válido pela 17ª rodada.