O Fluminense começou a temporada mirando alto. Embalado pelo título da Libertadores de 2023, o clube planejou uma trajetória forte para 2024; no entanto, o desempenho ficou abaixo do esperado, o que influencia nas finanças.
A projeção orçamentária do Fluminense para 2024 previa a participação em fases mais avançadas das copas, além de uma campanha melhor no Campeonato Brasileiro. Com base nesse planejamento, o orçamento foi aprovado pelos conselheiros do clube no começo da temporada e previa R$ 485 milhões de receita líquida em 2024.
O Fluminense começou o ano conquistando a Recopa Sul-Americana, superando o que estava no planejamento. No entanto, a temporada não seguiu como esperado. Nas copas, o clube não conseguiu chegar às fases que havia definido como meta, sendo eliminado nas quartas de final da Libertadores e nas oitavas de final da Copa do Brasil, enquanto, no Campeonato Brasileiro, a equipe ocupa a décima oitava colocação, após ter planejado encerrar o torneio na quinta posição.
O Campeonato Carioca não oferece premiação em dinheiro, o que tira parte do peso de um desempenho ruim na competição estadual. No entanto, o Fluminense também ficou abaixo das expectativas no torneio, sendo eliminado nas semifinais, terminando o torneio em quarto lugar.
Desempenho do Fluminense na temporada: