Fernando Diniz possui um estilo único de comandar suas equipes. E quem enfrenta também nota. Que o diga Márcio Araújo, ex-volante com passagens por Palmeiras, Flamengo e Atlético-MG. Quando defendia a equipe paulista, viu o técnico do Fluminense iniciando a carreira num jogo-treino com o Audax-SP. Ao treinador, tem muitos elogios.
O ex-jogador vê os técnicos de fora sendo muito valorizados atualmente, mas destaca a capacidade de Fernando Diniz, a quem considera estar no nível dos europeus.
— Eu lembro que ninguém conhecia ele, não se tinha contato com o estilo dele. No intervalo do jogo, ele reuniu todo mundo (jogadores do Audax) do outro lado e passamos para tomar água. Era uma gritaria, xingando todo mundo – disse ao site Uol, prosseguindo:
— Naquela época, o estilo dele era novo, mas já chamava atenção. A gente valoriza muito o que é de fora. Já vieram muitos treinadores aqui, temos importado muitos treinadores, e o que chama atenção é como o treinador tem os jogadores na mão, a forma de jogar. O Diniz é esse cara. A formação que ele faz é algo assim fora do normal. Nível europeu.