Campeão carioca e brasileiro pelo Fluminense em 2012 e atualmente no Cruzeiro, Rafael Sobia entrou na Justiça para cobrar R$ 10,5 milhões do clube. A ação, em andamento na 30ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro, o jogador pediu tal pagamento por parcelas devidas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e cobrança de percentuais do FGTS, férias e 13º sobre direitos de imagem.
Sobis decidiu processar o Fluminense após multa aplicada pela Receita Federal (RF). Uma ação de 2013 de fiscalização (com processo administrativo ainda em andamento), a RF entendeu que os direitos de imagem tinham natureza salarial. Por isso, determinou o pagamento de Imposto de Renda. Por conta da cobrança, o atacante resolveu pedir os direitos trabalhistas sobre os direitos de imagem.
– Não me parece ser possível que um órgão entenda que é X e outro, que é Y. Tem de ser a mesma coisa. Ou é direito de imagem e não é devido nada trabalhista. Ou não é direito de imagem e são devidas as parcelas trabalhistas – explicou o advogado Jonathan Darcie, que representa o atacante.
A ação de Sobis contra o clube começou em 8 de agosto de 2016. No dia 18 de julho, a juíza Nelie Oliveira Perbeils pediu manifestação do Fluminense e a sentença ainda não tem prazo para ser proferida.
Sobis defendeu o Fluminense entre 2011 e 2014. Fez 175 jogos e 41 gols.