Nomes com história no Fluminense, Carlos Alberto Parreira e Francisco Horta estiveram entre os homenageados em evento realizado pelo Sindicato dos Atletas de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Saferj), na última segunda-feira, no Hotel Windsor. Na cerimônia, o ex-técnico e o ex-presidente tricolores se juntaram a outras personalidades que contribuíram com o crescimento do futebol carioca e receberam a Medalha Mário Jorge Lobo Zagallo.
Além dos dois, também foram homenageados o deputado federal José Rocha, o preparador físico Carlos Alberto Lancetta, o radialista e locutor esportivo Luiz Penido e Zico, ex-jogador do Flamengo.
— Se hoje estamos aqui, é graças ao doutor Francisco Horta, uma lenda na história do futebol carioca, um dos incentivadores do nascimento desta instituição que luta pelos atletas; Lancetta revolucionou a preparação física no esporte nacional; Penido continua sendo referência no que faz, levando alegria a centenas de milhares de torcedores; doutor José Rocha, com 12 mandatos consecutivos como parlamentar e ex-presidente do Vitória-BA, atua em defesa dos atletas em Brasília há décadas. Parreira é mais um ícone do esporte nacional e Zico é Zico e ponto – falou Alfredo Sampaio, presidente do Saferj.
O Saferj iniciou a cerimônia de entrega da Comenda Zagallo em 2022. na época, Abel Braga, outro ex-técnico com enorme história no Fluminense, foi um dos homenageados, assim como Rubens Lopes, presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), José Carlos Araújo, locutor esportivo, Paulo Figueiredo, pioneiro na fisiologia esportiva, Felipe Michel, ex-atleta e vereador na cidade do Rio de Janeiro e o próprio Zagallo, legenda do futebol carioca, brasileiro e mundial falecido em janeiro deste ano.