Ex-técnico do Fluminense, René Simões, recuperado do coronavírus, participou do programa Mesa Redonda, da TV Gazeta, no domingo e opinou sobre a situação do futebol no país. Em virtude da paralisação das competições por causa da pandemia do Covid-19, já se levanta a hipótese (que não agrada clubes, CBF e televisão) de uma mudança no formato do Campeonato Brasileiro. O treinador de futebol destacou a dificuldade neste sentido.
— Depende de quando vai começar. De maio a dezembro, você tem sete meses, o campeonato acaba dia 4, 5 de dezembro. Se você pegar de junho a dezembro, você tem os mesmos sete meses. Então vai depender muito de quando você recomeçar. Tem uma série de acordos que não tão simples como a gente imagina, como simplesmente reduz ou não joga – falou.
Outra preocupação é em relação aos patrocinadores. Na visão de René, muitos terão de diminuir os investimentos, como já está acontecendo aqui no Rio de Janeiro, onde o Azeite Royal cancelou os patrocínios aos quatro grandes.
— Os times que estão tendo uma administração mais séria vão ter um problema seríssimo em relação aos patrocinadores. O Flamengo já perdeu um patrocinador, o Fluminense, o Vasco, o Botafogo… Os patrocinadores vão pedir uma redução, não terão dinheiro para pagar em dia. Vai ter que haver um grande pacote de acordo entre jogadores profissionais, clubes, patrocinadores, para que a gente possa levar os nossos campeonatos – destacou.
René trabalhou no Flu entre 2008 e 2009. Comandou a equipe em 21 partidas.